No acumulado do ano anterior assistimos a um aumento do custo de vida, que culminou no aumento da Euro Interbank Offered Rate (EURIBOR).
A EURIBOR a 6 meses é geralmente a taxa de juro que serve de referência para empréstimos com taxa de juro variável ou mista. A EURIBOR é fixada pela média das taxas às quais um painel de 57 bancos Europeus está disposto a emprestar dinheiro entre si e existem cerca de 15 taxas EURIBOR com termos de 1 semana a 12 meses.
Nos passados dias 27 de Julho e 14 de Setembro o Banco Central Europeu (BCE) interveio no mercado financeiro, aumentando as suas taxas de juro diretivas em 50 e 75 pontos base (0,50% e 0,75%), respetivamente.
Estes aumentos influenciam indiretamente a EURIBOR, que na passada Segunda-feira, 19 de Setembro, se fixou em 1.737 %, valores equivalentes aos registados em 2011.
De relembrar que a EURIBOR rondou os 5% em 2000 e 2008, períodos coincidentes com a bolha da internet e a grande recessão, e permaneceu em valores negativos desde 2015 até ao início do mês de Junho de 2022.
Deste modo, as prestações de crédito à habitação sofrerão um aumento significativo e torna-se imperioso para as famílias saber onde podem poupar nos custos do crédito à habitação.
Um dos serviços que a Boulder oferece é a intermediação de crédito e podemos ajudá-lo a otimizar a sua prestação mensal.