+351 253 049 926  /  geral@boulder.pt

Elements

Uma marca com todas as soluções para os seus investimentos

O espaço reabilitado é uma loja ao nível da rua que atualmente funciona como agência imobiliária e que é parte integrante de um prédio de 1960. Este espaço já desempenhou outras funções e foi sofrendo alterações ao longo dos anos, com pequenas intervenções maioritariamente ao nível de acabamentos.

Desta vez, mantendo a última função de agência imobiliária, pretendia-se realizar uma intervenção mais estratégica e que atuasse sobre os espaços de atendimento ao público da loja.

A pré-existência caracterizava-se por um espaço amplo, sem hierarquia, que mantinha uma relação com a rua através de uma sucessão de janelas e portas.

Em termos de programa definiu-se a necessidade de promover um espaço de receção e atendimento rápido com dois postos de trabalho, um espaço de espera, uma sala de reuniões e um pequeno escritório para um atendimento mais individualizado.


Tratando-se de um espaço relativamente pequeno de atendimento ao publico, definimos que a abordagem tinha de ser clara e, simultaneamente, expressiva. Assim, considerando também que a atividade da loja lida com o património construído, a abordagem caracteriza-se pela identificação e individualização reforçada de elementos. Estes elementos tais como a ‘’janela’’, a ‘’porta’’, a ‘’parede’’, a ‘’viga’’, a ‘’mesa’’, foram utilizados com as suas propriedades geométricas e formais numa lógica compositiva, em que os elementos foram dispostos de maneira a responder ao programa e a se destacarem como peças independentes.


Os vãos comunicantes com o exterior sugeriam desde logo uma possível lógica de hierarquização dos espaços, localizando a sala de reuniões articulada com o vão independente e o espaço de receção orientado para a porta de entrada. O espaço de espera está relacionado com o espaço de receção, que por sua vez garante acesso à sala de reuniões e ao pequeno escritório.


Uma ‘’viga’’ atravessa todo o espaço, definindo a zona de receção e a separação entre a sala de reuniões e o escritório. Uma janela circular permite com um só elemento relacionar tanto a sala de reuniões como o escritório com o espaço de receção. Para reforçar a ideia de elementos, a porta de acesso à sala de reuniões é demarcada do plano de parede e rematada no topo com um volume mais pesado. Na composição, os espaços entre elementos foram preenchidos com janela, de forma a garantir luz natural para todos os espaços.

Outro elemento importante nesta lógica compositiva – quase plástica – foi a iluminação. Utilizamos iluminação linear para reforçar eixos e alinhamentos, iluminação circular para reforçar a centralidade, e iluminação pontual que, com a matéria ‘’luz’’, ajudou a equilibrar a composição. Composição de elementos!

 

« Voltar