A ‘‘ideia’’ do projeto ocupa, na nossa prática, um lugar de destaque. Os nossos projetos partem de intenções fortes, discutidos e esculpidos em forma de uma ideia capaz de orientar todo o processo criativo.
Para melhor organizarmos o nosso trabalho de arquitetura, que abrange todas as tarefas desde o primeiro contacto com o cliente até à finalização da obra, decidimos dividi-lo em dois grupos: Proposta e Execução.
É no grupo de tarefas da Proposta onde construímos a “ideia” do projeto que, por sua vez, nasce em próxima colaboração com o cliente, onde percorremos em conjunto quatro passos:
Conhecer - Como valorizamos a especificidade de cada processo, neste primeiro momento o nosso objetivo é compreender o melhor possível as necessidades e motivações de cada cliente.
Selecionar - Depois de analisadas e processadas as necessidades, este é o momento em que apresentamos ao cliente algumas diretrizes que poderão vir a tornar-se a ideia geral e orientadora do projeto. Desta forma, é-nos possível fazer uma seleção colaborativa do caminho a tomar em cada projeto de arquitetura.
Consolidar – Esta é a fase onde começamos a definir com mais detalhe o caminho de projeto escolhido na fase anterior. É aqui que fazemos a proposta de desenho final do projeto bem como materiais e método construtivo a utilizar na construção.
Apresentar – Nesta fase final do estudo prévio, apresentamos a proposta ao cliente com todos os desenhos e documentos necessários para submissão no pedido de licenciamento na respetiva câmara municipal. Neste ponto, damos o estudo prévio, como concluído.
As fases seguintes que integram o grupo de tarefas da Execução e são definidas pelos trabalhos: Licenciamento, Projectos de Especialides, Projecto de Execução e Obra.
Em todos os projetos que elaboramos procuramos eficiência, durabilidade, elegância e beleza, que garantimos através de um trabalho desenvolvido com grande profissionalismo e responsabilidade.